Fale com a gente

Blog

publicado em 24 de maio de 2019

Engenharia de Agrimensura: Campanha de valorização exalta atuação dos profissionais

Uma das primeiras atividades de Engenharia desenvolvidas pelo homem, a

Agrimensura permanece indispensável como trabalho básico em várias ações. Das demarcações de terras em áreas urbanas até a aferição dos limites territoriais do Brasil, os engenheiros agrimensores desenvolvem uma série de serviços que dão suporte a boa parte da intervenção humana na natureza. O profissional é responsável por medir, parcelar, mapear e monitorar os espaços físicos e obras de engenharia.

A Agrimensura como Ciência ou Engenharia surgiu no antigo Egito, quando as enchentes desfaziam as linhas divisórias das propriedades, havendo necessidade de nova demarcação quando as águas voltavam ao seu nível normal. O inglês Jonathan Sisson construiu o primeiro teodolito, instrumento muito utilizado nas explorações do território brasileiro e demarcação de limites, como do Planalto Central, em 1892.

Até o início dos anos 70 a Agrimensura utilizava equipamentos onde a composição óptica constituía cerca de 90% – como os teodolitos ótico-mecânicos, nas medições de campo e os restituidores analógicos, para transformar fotografias em mapas.

Nos últimos anos, os equipamentos topográficos tiveram grande evolução no que se refere à precisão alcançada e a confiabilidade na coleta dos dados. Dos antigos teodolitos analógicos convencionais, aos teodolitos eletrônicos e às estações totais, o GPS e o mapeamento a laser, o avanço tecnológico garantiu a geração de máquinas com hardwares mais potentes, aumento na quantidade de dados coletados e equipamentos cada vez menores.

Os dados que se obtêm em levantamentos com laser scanner 3D, por exemplo, são chamados de nuvem de pontos. O equipamento faz uma varredura a laser no local, levantando pontos com coordenadas tridimensionais. No Brasil, a grande área de atuação desse tipo é a de plantas industriais, além de mapeamento temático, modelagem digital, levantamentos subterrâneos e de túneis.

Área de atuação e atribuições – No Brasil, a Engenharia de Agrimensura, como habilitação da engenharia, foi criada pela Lei n° 3.144 de 20/05/57. Em 1964 o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia definia as atribuições para o exercício profissional. Atualmente a profissão é regulamentada pela resolução 218/73 do Confea, Lei 5194/66.

Podem-se considerar as principais atividades do engenheiro cartográfico e agrimensor: demarcação de territórios; representação no formato de cartas e mapas de áreas terrestre, náutica e aeronáutica; elaboração de mapas de áreas submersas; planejamento de redes de saneamento básico, telefonia e eletrificação; georreferenciamento de imóveis; levantamento aerofotogramétrico e instalações de edificações, entre outros.

Fonte: g1.globo.com