Fale com a gente

Blog

publicado em 5 de novembro de 2019

Agronegócio no Brasil: panorama completo do setor mais importante para economia brasileira

O agronegócio é o setor mais importante para a economia do Brasil. Além de ser importante para a economia nacional, o Brasil desenvolve tecnologias de ponta no setor, o que atrai o olhar do mundo para o agronegócio brasileiro.

A importância do setor muitas vezes não chega aos ouvidos da grande massa. Por isso, algumas pessoas veem o agronegócio como um grande poluidor e vilão social.

Estereótipo esse que não cabe ao agronegócio brasileiro. Portanto, é sempre interessante entender mais a fundo o panorama completo do setor mais importante para a economia do Brasil.

De modo que esse entendimento faça inclusive com que a população incentive o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Setor que vem alavancando o PIB nacional e levando o nome do país para o mundo.

Importância do agronegócio no Brasil
A importância da agricultura e da pecuária brasileira se dá principalmente devido a questão econômica: os dados revelam que o setor é responsável por alavancar a economia do país.

No ano de 2016, a soma dos serviços e bens gerados pelo agronegócio no Brasil alcançaram 23,6% do PIB do país.

A participação no PIB brasileiro tem se mostrado crescente nos últimos anos, freando a retração da economia do país durante seu período de crise financeira.

Além disso, o setor é responsável por empregar grande parte da mão de obra brasileira. Segundo dados do IBGE, 1 em cada 3 trabalhadores brasileiros, trabalha com algo ligado ao agronegócio.

E quando falamos em exportações brasileiras, mais de 44% do que foi exportado pelo país é originário do agronegócio.

Portanto, o setor é de extrema importância econômica para o país. E a constante exigência por melhoras no campo faz com que o agronegócio invista em tecnologias para que possa expandir sua atuação.

Agronegócio e a tecnologia no campo
Atualmente o Brasil segue como referência tecnológica no setor agro. Tendo em vista que as tecnologias de ponta do setor são desenvolvidas no país, os olhos do mundo estão sempre interessados nas técnicas de manejo e cultivo praticados no Brasil.

A agricultura brasileira foi adaptada em suas técnicas para o clima do país, o que possibilitou o desenvolvimento do setor.

E vale lembrar que não são só as empresas grandes que lançam novidades nesse segmento. O setor do agro cresce a largos passos alavancando a economia brasileira graças também as agtechs.

Algumas novidades desenvolvidas pelas agtechs chamam a atenção dos agricultores do mundo inteiro, por ofertarem muito mais precisão e condições de otimizar o trabalho do homem do campo.

Portanto, essas novas tecnologias também impactam na qualidade de vida do agricultor. Uma vez que o trabalho passa a ser otimizado e mais rentável também.

Para não te deixar curioso, confira algumas das novidades lançadas por empresas menores e que estão revolucionando o mercado para melhor!

Drones na Agricultura
O uso de drones revoluciona a agricultura, ao facilitar o processo de identificação de pragas, ajuda a localizar deficiências nutricionais na lavoura e percorre toda a sua propriedade em questão de poucos minutos.

Ofertando dados atualizados, através de imagens que foram capturadas pelo drone e que auxiliam o agricultor a controlar melhor sua plantação.

Internet das Coisas
A internet das coisas é um tema muito discutido na sociedade pensando na facilidade que pode ser ofertada na gestão de uma casa e de compromissos pessoais ou profissionais.

No entanto, essa tecnologia já faz parte da agricultura brasileira e vem trazendo consigo novas possibilidades para facilitar a vida do homem do campo.

Atualmente a internet das coisas é um dos pilares da agricultura de precisão, uma vez que esse sistema de informações interligadas consegue integrar informações diversas, como dados do solo e previsões meteorológicas.

Dessa forma, o agricultor passa a ter acesso rápido e fácil a diferentes informações que influenciam diretamente sua plantação e colheita, aumentando os lucros a partir dos dados precisos.

Tratores Autônomos
O trator autônomo é um veículo agrícola que, sem a necessidade de um operador, gera alto esforço de tração ou torque em baixas velocidades, com o objetivo de ajudar o produtor em atividades na lavoura.

Para ter a capacidade de ser autônomo, esse tipo de trator é programado para realizar suas tarefas agrícolas, se locomover, decidir a sua velocidade e evitar obstáculos sem a presença de um humano dentro de sua cabine.

A tecnologia dos tratores agrícolas pode fazer com que eles façam suas atividades seguindo e agindo da mesma maneira que um trator operado manualmente em sua frente ou que esse trator autônomo seja controlado por tablet ou outros meios remotamente.

O que esperar do agronegócio no Brasil?
Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Tendo em vista o grande potencial do país em se tornar o maior produtor mundial e a forma como o agronegócio vem ganhando espaço, a tendência é que essa expectativa se concretize dentro de alguns anos.

Com potencial climático e amplas áreas agricultáveis associados a tecnologia que o próprio país desenvolve para manter o agronegócio forte, a tendência é que a produção seja cada vez mais eficiente e consciente.

Portanto, de maneira geral ainda existe muito o que investir nessa área que tem um forte potencial de crescimento.

Tendo em vista que atualmente usamos em média 7% da área agricultável do país e já somos uma das maiores potências no setor, a tendência é que com as novas tecnologias e mais investimentos o Brasil se torne a maior potência mundial em produção de alimentos.

Atualmente o agronegócio é responsável pela metade das exportações brasileiras, empregando dezenas de milhões de pessoas e possibilitando que o país continue dando saltos positivos na exportação de seus produtos e geração de novas tecnologias que auxiliem o desenvolvimento desse setor.

Tendo esse cenário em vista, é possível afirmar que o setor agro tende a crescer e tornar o Brasil o maior produtor de alimentos no mundo, alavancando a economia do país e gerando empregos e novas tecnologias para melhorar a vida no campo.

 

Fonte: Tecnologia no Campo