Fale com a gente

Blog

publicado em 12 de abril de 2022

Mudança de tipologia vegetal

Ao fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) o proprietário declara a tipologia do imóvel. Caso o declarado esteja em desacordo com RADAMBRASIL, que é a base que a SEMA utiliza como referência para determinar a fitofisionomia (cerrado/floresta), deverá ser realizado um Relatório Técnico de Identificação de Tipologia Vegetal.

Nesse processo de elaboração do Relatório Técnico de Identificação de Tipologia Vegetal, nossa equipe de Ambiental trabalha para executar essa mudança de fitofisionomia seguindo o termo de referência da SEMA.

Ao avaliar a área e havendo a conformidade damos início ao processo de mudança, pois deve atender a um parâmetro que é estipulado pelo termo de referência da SEMA. 

Nesse processo está incluso o serviço de campo com alocação das parcelas de forma sistemática seguindo o termo onde são identificados e medidas todas as árvores, bem como serviços administrativos.

Atendendo ao termos de referência da SEMA continuamos o trabalho. É elaborado o relatório com toda a documentação e projeto exigido e apresentado para a SEMA.

A SEMA avalia o projeto e também vai a campo para fazer vistoria na área requerida.

Passado todo esse processo e sendo aceito aí sim a mudança de tipologia da área é aceita, saindo de uma área de floresta e passando para a área de cerrado, mas sempre com respeito ao meio ambiente e preservação do mesmo.

É importante seguir todos os passos exigidos para evitar transtornos futuros, bem como autuações.